Contáser Contabilidade


INSS: confira o calendário de pagamentos de benefícios previdenciários de 2022

  • 03/12/2021



     

    INSS: confira o calendário de pagamentos de benefícios previdenciários de 2022

    Nesta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos de 2022. São mais de 36 milhões de beneficiários que devem utilizar as datas como guia para recebimento em conta  bancária. As datas contemplam beneficiários que recebem aposentadoria, pensão e outros benefícios previdenciários.

    Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos a partir de 65 anos e portadores de deficiência, também segue o novo calendário.

    As datas estão divididas conforme o valor do benefício a ser recebido. O pagamento começa primeiro para aposentados e pensionistas que ganham o salário mínimo (R$ 1.100, em 2021). No início de cada mês, o INSS passa a fazer as liberações para os segurados que têm renda acima do piso previdenciário.

    O segurado deve verificar o número do benefício (NB), que tem 10 dígitos, e é preciso considerar o penúltimo algarismo.

    Calendário de pagamentos do INSS 2022

    Imagem: divulgação INSS

    Feriados e carnaval

    O primeiro depósito de 2022, referente ao pagamento de janeiro, será feito entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro para beneficiários que ganham o piso. Já para aqueles que têm renda acima do mínimo, a liberação deste pagamento será feita entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

    A data do depósito também varia conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. Para os segurados que possuem seu benefício há algum tempo, vale a data que já habitualmente recebiam, informou o órgão.

    Não são feitas liberações em finais de semana. Segundo o INSS, quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte.

    O calendário prevê uma interrupção nos pagamentos durante o Carnaval de 2022. Os depósitos começam em 21 de fevereiro e seguem até o dia 25, mas só voltam a ser liberados o dia 3 de março, quinta-feira.

    O prazo para saque dos benefícios com cartão vai até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da liberação do valor na conta. Segundo o INSS, se o segurado não fizer o saque nesse período, o valor será devolvido ao órgão.

     

    Fonte: com informações da Folha


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo