Contáser Contabilidade


Fim da quarentena: Confira as regiões que começam a retomar suas atividades

  • 29/05/2020



     

    Fim da quarentena: Confira as regiões que começam a retomar suas atividades

    O isolamento social começa a ser amenizado em algumas regiões do país. Após quase três meses, as prefeituras estão pondo fim aos decretos e permitindo que comércios voltem a funcionar.

    Desde a chegada do novo coronavírus, diversas cidades brasileiras tiveram suas atividades paralisadas para evitar a contaminação do vírus.

    Medidas como a aplicação da quarentena ou lockdown foram adotadas nos municípios de modo que impedisse comerciantes e feirantes de exercerem seus trabalhos, mas algumas regiões já anunciaram a retomada das atividades. Confira.

    São Luís

    Na capital do Maranhão, os centros comerciais foram reabertos nesta segunda-feira, 25. De acordo com o decreto do governador Flávio Dino, os estabelecimentos podem voltar a funcionar desde que sejam cumpridas as medidas de segurança, como a utilização de máscaras e distanciamento por pessoa.

    Além disso, a volta acontecerá em duas etapas. Inicialmente, apenas pequenos negócios, administrados por famílias e que tenham um número reduzidos de funcionários. Na sequência, demais setores como empresas e fábricas.

    Para poder funcionar, as empresas deverão adotar serviço de escala entre os funcionários e deverão respeitar o distanciamento de 2 metros. Além disso, os contratantes deverão fornecer equipamentos de segurança como máscaras e luvas.

    Outra decisão também acordada foi a abertura dessas atividades por segmento. Cada setor contará com um horário para evitar que o fluxo nos ônibus não apresente aglomerações. No que diz respeito a bares e restaurantes, estes deverão manter o serviço via delivery e o consumo no local segue vetado.

    Já as atividades vinculadas ao Poder Executivo, estas poderão ser retomadas a partir do dia 1 de junho, também sob a obrigatoriedade de máscaras, revezamento dos servidores, afastamento daqueles que estão em grupo de risco e o atendimento externo ao público segue suspenso até o dia 7 de junho.

    Distrito Federal

    Em Brasília, os shoppings foram reabertos nesta quarta-feira, 27. De acordo com o decreto do poder público, as atividades serão retomadas sob fiscalização da vigilância sanitária de modo que possa evitar o descumprimento da utilização de máscaras e aglomerações. Ao todo, serão reabertos 20 centros comerciais.

    Ciente de que a população seguirá restrita as atividades em espaços públicos ou que aglomerem pessoas, a Fecomércio-DP estará ofertando, gratuitamente, testes rápidos de covid-19 para os funcionários, desejando certificar que não há contaminação. Serão ofertados 500 exames por dia, que deverão ser realizados na unidade do Sesc da 504 Sul, a partir das 9h.

    Quem desejar realizar o exame deve levar a credencial de comerciário ou a carteira de trabalho para comprovar o vínculo empregatício. Além disso, precisará criar um cadastro no site do governo. Os shoppings só poderão ter 50% do estacionamento utilizado e será proibido o consumo de comidas.

    No que diz respeito a outros serviços como feiras públicas, bares, restaurantes e demais atividades, até o momento as portas seguem fechadas e não há previsão para retomada.

    Belo Horizonte

    Em BH, o prefeito Alexandre Kelil permitiu que alguns setores retomassem as atividades na última segunda-feira, 25. De acordo com o seu decreto, o procedimento de reabertura acontecerá em quatro etapas, onde os serviços voltarão a funcionar de forma gradativa.

    Todos os estabelecimentos precisarão cumprir as medidas de segurança como a utilização de máscara e rodizio de servidores.

    Na sequência, a prefeitura irá permitir demais setores que não foram incuídos como serviços públicos, judiciais, entre outros. Além das medidas de cuidado, a gestão está disponibilizando também a realização de testes rápidos contra o covid-19. A aplicação deve ocorrer em cerca de 30 mil pessoas e será gratuita.

    São Paulo

    Na coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 27, o Governador João Doria especificou as regras para a retomada por meio do projeto Plano São Paulo.

    Para começar, a quarentena no estado, que acabaria em 1º de junho, foi prorrogada por mais 15 dias. A partir de segunda-feira, 1º, acontecerá a “retomada consciente”, a princípio em regiões proporcionalmente menos afetadas pelo coronavírus, de forma gradual e heterogênea.

    As consequências da abertura gradual serão analisadas por 15 dias, até que uma nova determinação sobre as restrições seja divulgada.

    O plano prevê cinco etapas, que serão divididas por critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus. São elas:

    - Fase 1 (vermelha): alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
    - Fase 2 (laranja): controle, possibilidade de aberturas com restrições;
    - Fase 3 (amarela): abertura de um número maior de setores;
    - Fase 4 (verde): abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
    - Fase 5 (azul): “normal controlado”; todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

     

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo